Semana Nacional do Excepcional ou Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual?
Você é a favor da mudança?
Desde 1964 as APAEs de todo Brasil comemoram, entre os dias 21 e 28, a Semana Nacional do Excepcional. Durante todo esse tempo as pessoas com limitações cognitivas, bem como as que apresentavam outros tipos de deficiências - como visuais, físicas, auditivas, entre outras - foram denominadas de excepcionais, palavra que integra o nome da APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. O termo, ao longo do tempo, foi sendo substituído por 'especial', depois por 'deficiente mental' e, atualmente, com o intuito de não causar associações entre 'doença mental' e 'deficiência mental', usa-se 'deficiente intelectual' para designar as pessoas com necessidades educacionais especiais.
Voltando ao termo 'excepcional', o dicionário Houaiss dá a seguinte significação à palavra: '... indivíduo que tem deficiência mental (baixo QI [quociente de inteligência]), física (deformação do corpo) ou sensorial (cegueira, surdez etc.)'. Diante da amplidão do termo e também ao desuso do mesmo, o movimento Apaeano propõe a mudança do título da Semana Nacional do Excepcional para Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual, evidenciando o público alvo atendido que é a pessoa com deficiência intelectual associada ou não a outro tipo de deficiência.
A proposta é polêmica, já que há quase 45 anos as APAEs realizam a Semana Nacional. Toda mudança de uma ordem vigente causa estranheza, e não seria diferente com a proposta de se mudar o título da Semana Nacional do Excepcional. A justificativa, presente no site da Federação Nacional das APAEs, contém a melhor das intenções e merece ser lida para que haja uma discussão, em nível nacional, sobre a proposta. Há também no site da Federação uma pesquisa sobre a aceitação ou não da mudança. E você é a favor ou contra?